NOTÍCIASVARIEDADES

Liberdade de imprensa: um direito de todos

O acesso à informação é um direito do povo, garantido na Constituição Federal, e abrange o direito de informar e ser informado

Neste dia 03 de maio, comemora-se o dia mundial da liberdade de imprensa. Data que merece ser memorada sempre, não por vaidade, mas por necessidade. O acesso à informação é um direito do povo, garantido na Constituição Federal de 1988, e abrange o direito de informar e ser informado.

Ser jornalista é uma tarefa árdua. É trocar noites de sono, encontros com os amigos e atividades comuns do dia a dia, para levar a informação a cada cidadão. A imprensa, tem como papel principal, estabelecer uma ponte entre a população e os fatos, sem ocultar informações ou querer agradar a ninguém, mas mostrar a verdade, em absoluto, desde que ela seja de interesse público. Esse é o nosso compromisso, e é pra isso que trabalhamos.

Para a jornalista e professora, Cristiane Pereira, “a liberdade de imprensa é fundamental para a manutenção da democracia”. Segundo ela, o dia de hoje serve para refletir os diversos casos de violência contra profissionais da imprensa – repórteres, cinegrafistas, técnicos – registrados nos últimos anos. “É um dia para lembrarmos dos vários profissionais da mídia que são mortos ou feridos apenas por tentar realizar o seu ofício. Por estes atos é que devemos sempre lutar pela defesa ao direito à informação”, finalizou a docente.

Segundo relatório divulgado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT), somente no ano passado, foram registrados 145 casos de agressões contra jornalistas no Brasil – sejam físicas, verbais, ou tentativas de censura ao trabalho da imprensa no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios