Gosto e odor na água – saiba o que aconteceu
Gestor interino da Corsan concedeu entrevista à Qwerty e explicou o que aconteceu

Boa parte da comunidade pedritense, senão a totalidade, vem, há alguns dias, referindo estar sentindo um gosto e um odor fortes na água fornecida pela Corsan. Segundo alguns, estava difícil, inclusive, de tomar banho, quiçá, beber a água da torneira. Nós, da Qwerty recebemos dezenas de mensagens, onde as pessoas, umas curiosas, outras preocupadas, perguntavam o que estava acontecendo.
Na tarde de hoje (3), nossa reportagem entrou em contato com o gestor interino da Corsan em Dom Pedrito, Lazie da Costa de Oliveira, que explicou o que de fato aconteceu. Primeiramente, no dia 31 de dezembro de 2019, o último dia do ano, um problema eletromecânico na bomba que fica junto ao Rio Santa Maria, o principal fornecedor de água, obrigou que a ETA – Estação de Tratamento de Água começasse a captar a água da barragem, que é sabidamente uma água de qualidade inferior à do rio. Consequência: mesmo com o tratamento e o atestado de potabilidade da companhia, esse odor e sabor foram sentidos nas torneiras pedritenses. O gestor afirmou que essas características, mesmo desagradáveis, não causam nenhum problema à saúde.
Quanto à possibilidade de haver algas e de estas estarem causando o problema, Lazie, afirma que mensalmente são feitas coletas hidrobiológicas para algas e que até a última análise, nada foi detectado.
Outra preocupação é quanto ao nível do Rio Santa Maria. Conforme ele baixa, o percentual de água captado da barragem aumenta e consequentemente a qualidade da água diminui. Lazie explicou que o nível está bom, tendo, inclusive um aumento de 15 cm nos últimos dias.
O problema da bomba já foi resolvido e a água do sistema de distribuição deverá ter sido expurgada ou consumida até amanhã. Se a comunidade tiver problema com odor ou sabor na água, o recomendado é entrar em contato com a Corsa, para os técnicos procederem as medidas necessárias.