Fé e doação: conheça o Projeto Lucas
Uma família enlutada que transformou a dor da perda em ajuda para outras pessoas

A dor de perder um familiar é imensurável na maioria das vezes. Ela pesa, machuca e tortura. No dia 06 de maio de 2023, Mere e Fernanda Tarouco, bem como toda a família e amigos de Lucas Tarouco, sofreram um golpe duro e impensável. Ele tirou sua própria vida em um ato de desespero.
Mere e Fernanda transformaram a dor inimaginável de perder o filho e o irmão em força, coragem e muita fé. Foi assim que surgiu o Projeto Lucas. Através de uma conta no Instagram, elas tiveram a iniciativa necessária para ajudar outras pessoas que sofrem com depressão, ansiedade e outros problemas de saúde mental.
Ao ser questionada de onde veio a inspiração e a força para iniciar essa tarefa, Mere conta que as primeiras coisas que surgiram em sua cabeça ao enfrentar essa tragédia foram duas perguntas: “Como não notei que isso estava acontecendo com ele e Porque?”, mas ela destaca que, como cristã, sua fé fez com que percebesse que talvez ajudar outras pessoas e famílias fosse um propósito para a sua vida.
Elas contam que muitas pessoas entraram em contato bastante fragilizadas e em sofrimento. “Isso nos assustou um pouco no início. Mas precisamos da ajuda de voluntários e profissionais da saúde para poder auxiliar e escutar essas pessoas”.
Mere é mãe de quatro filhos e ressalta que a escuta ativa é fundamental nesses casos: “Muitas vezes as pessoas falam que isso é bobagem ou que a única solução é ler a Bíblia e procurar a Deus, mas nós sabemos que a ajuda profissional é imprescindível”. Ela destaca: “Deus nos deu a ciência para que possamos cuidar do ser humano, para encontrar a cura”.
Quando foram questionadas sobre como conseguiram lidar com tantas mensagens de pessoas em situações tão delicadas ao mesmo tempo que tentavam entender sua própria dor e luto, Fernanda se emociona: “Não podemos mais ajudar o Lucas, mas se conseguirmos ajudar e salvar ao menos uma pessoa, sinto que a vida dele terá um propósito “.
No dia 25 deste mês, a partir das 15h, o projeto vai realizar o primeiro encontro: será no Auditório do Instituto Artístico Carlos Gomes, uma palestra com a Psicóloga Laís Silva, que vai debater o tema de saúde mental. Toda a comunidade é convidada a acompanhar.
Siga o @projetolucaas no Instagram.
Se você está precisando de ajuda, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188. A sua vida importa!
