Estado anuncia acréscimo anual de R$2,4 milhões em contrato com a Santa Casa de Bagé para tratamentos radioterápicos
Aditivo garantirá 50 procedimentos mensais na entidade; Decisão foi tomada após o reconhecimento da Santa Casa enquanto uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia na região

Um novo ganho para os moradores da Região da Campanha foi anunciado nesta terça-feira (25), após a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e o provedor da Santa Casa de Bagé, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, assinarem um aditivo ao contrato do Estado com a instituição, que receberá um acréscimo anual de R$2,4 milhões para os tratamentos radioterápicos, garantindo 50 procedimentos mensais na entidade. “Estamos felizes com essa conquista, após uma luta de anos”, afirmou Santos.
A decisão foi tomada após o reconhecimento da Santa Casa enquanto uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A determinação já “havia sido aprovada pela resolução 30/2023 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que definiu a Santa Casa de Bagé como referência em radioterapia para os municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul”, salienta o Governo do Estado.
No entanto, o valor incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade (Teto MAC) do Rio Grande do Sul aconteceu por meio da Portaria 771/2023, assinada no dia 30 de junho pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante uma visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao Estado. Para a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, este é um ganho para todos os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) “que terão uma linha de cuidado completa em oncologia na Santa Casa de Bagé”, enfatizou.