Entenda o que vale a partir de novo decreto lançado pelo Governo Estadual
Dom Pedrito foi classificado em bandeira vermelha, mas pode adotar alguns protocolos de bandeira laranja por conta da cogestão

Em live realizada no final da tarde de ontem (22), o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a manutenção do sistema de cogestão em todo o estado a pedido dos prefeitos. Esse modelo permite que as regiões adotem protocolos de bandeiras mais brandas. O chefe do executivo estadual também divulgou um novo horário para a restrição de atividades em todo o estado: agora das 20h às 5h devem funcionar apenas serviços essenciais e outras atividades sem a presença de público.
A região de Dom Pedrito foi classificada em bandeira vermelha no mais recente mapa do distanciamento controlado e, devido ao sistema de cogestão, pode adotar protocolos de bandeira laranja.
Também é válido ressaltar que Leite fez um apelo aos prefeitos para que mantenham os protocolos de acordo com a bandeira em que o município foi classificado, para tentar frear o ritmo acelerado de contaminações e internações em todo o estado.
Confira o que vale a partir de hoje de acordo com o decreto:
Podem funcionar das 20h às 5h atividades consideradas essenciais, como farmácias, hospitais, clinicas medicas, assistência social, hotéis, postos de combustíveis e funerárias. Restaurantes, lancherias e bares podem funcionar apenas com serviço de delivery ou pegue e leve, sem receber os clientes no estabelecimento.
Segundo o decreto, não são permitidos “festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações de pessoas nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera, bem como nas faixas de areia das praias, calçadas, portarias e entradas dos prédios e estabelecimentos, públicos ou privados”.
O decreto ainda faz uma ressalva ao funcionamento de supermercados, que poderão concluir o atendimento dos consumidores que tenham ingressado até as 20h, desde que não ultrapasse as 21h.
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul.