Confira o nome dos candidatos a governador do Rio Grande do Sul
Sete postulantes concorrem ao Palácio do Piratini

As eleições para a escolha do presidente, senadores, governador, deputado federal e deputado estadual acontecem no dia 7 de outubro em todo o país. Para o governo do Rio Grande do Sul, sete candidatos foram apresentados para a disputa.
Conheça o nome e partido de cada um deles:
Eduardo Leite (PSDB)
Eduardo Leite tem 33 anos e nasceu em Pelotas. É formado em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi presidente da Câmara de Vereadores da cidade em 2011 e em 2012 foi candidato a prefeito, vencendo em segundo turno com 57,15% dos votos.
Em novembro do ano passado foi eleito presidente do PSDB-RS em convenção realizada pelo partido.
Como candidato a vice-governador, foi anunciado o delegado Ranolfo Vieira Júnior, da coligação com o PTB.
José Ivo Sartori (MDB)
O atual governador do estado tenta a sua reeleição pelo MDB. Sartori nasceu na Serra Gaúcha e é formado em filosofia pela Universidade de Caxias do Sul.
Foi vereador da cidade em 1976 e exerceu cinco mandatos consecutivos como deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa entre 1998 e 1999.
Durante o governo de Pedro Simon, foi secretário estadual do Trabalho de 1987 a 1988.
Em 2002, foi eleito deputado ferderal com quase 100 mil votos. Em 2004, foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito de Caxias do Sul com 52,4% dos votos, sendo reeleito em 2008 com 54,3%.
O atual vice, José Paulo Cairoli (PSD), continua na chapa.
Miguel Rossetto (PT)
Sociólogo e sindicalista, Miguel Rossetto ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT).
Foi presidente da Petrobras Biocombustível de maio de 2009 até março de 2014 e também foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência da Rapública e do Trabalho e Previdência Social no governo de Dilma Rousseff.
Jairo Jorge (PDT)
Nascido em Canoas, Jairo Jorge foi o vereador mais votado no ano de 1989.
Em 2004, foi ministro interino da Educação no governo de Tarso Genro. Também foi prefeito de Canoas em dois mandatos consecutivos (2008 a 2016).
Ele é candidato pelo PDT e seu vice é o empresário Cláudio Bier, do PV.
Mateus Bandeira (Novo)
Ele tem 49 anos e é candidato a governador pela primeira vez. Foi secretário de Planejamento e Gestão no governo de Yeda Crusius (PMDB) e presidente do Banrisul entre 2010 e 2011.
O canditato a vice-governador é Bruno Miragem, formado em direito e ex-procurador-geral de Porto Alegre.
Roberto Robaina (PSOL)
Candidato do PSOL, Robaina tem 50 anos, é formado em história, tem doutorado em filosofia e atualmente é vereador em Porto Alegre.
A candidata a vice é a professora de história Camila Goulart, de 33 anos, que trabalha na rede estadual de ensino.
Júlio Flores (PSTU)
Flores é formado em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é professor da rede pública, foi presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (Sindibancários), na década de 1980 e é o candidato do PSTU para o Palácio Piratini.
A candidata a vice é a professora Ana Clélia Schneider.