NOTÍCIAS

Conab estima redução de 4,4% a 6,2% na safra 2017/18

Estudo publicado na quarta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a safra 2017/18 deverá ter uma redução de 4,4% a 6,2% em relação à safra passada – que registrou 238 milhões de toneladas de grãos. A expectativa é que a produção gire em torno de 223,3 a 227,5 milhões de toneladas. É preciso salientar que a última safra foi a maior da história do país.

De acordo com o Conab, a marca do ano passado foi alcançada pelas boas condições climáticas, fator que não deve se repetir na atual safra. Outro fator foi o atraso no plantio, ocasionado pelas constantes chuvas. Em Dom Pedrito, produtores acabaram atrasando o plantio do arroz, por exemplo.

Para o secretário substituto de política agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, as probabilidades apresentadas são questões teóricas, pois o clima é uma variável que não se pode controlar. Mesmo com a projeção, Sávio salienta que poderá haver um crescimento da área plantada. “Podemos ter um crescimento de até 2% na área plantada. Isso é muito importante. Nos últimos 7 anos, a área plantada no Brasil cresceu cerca de 11 a 12 milhões de hectares. Isso representa 1,7 milhão de hectares por ano”, destacou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios