- DestaquesNOTÍCIAS

Com postos de fiscalização fechados, queda na arrecadação é mais um impacto da pandemia

Reflexos nas finanças do município deverão ser sentidos nos próximos anos

Desde que os primeiros casos de Covid-19 – o novo coronavírus, apareceram no Brasil, seguidos de um avanço espantoso, até as medidas anunciadas pelos governos de todas as esferas, nunca se imaginou que a geração brasileira atual viveria um momento tão difícil.

Já tivemos, é certo, fases complicadas, como hiperinflação, diversos planos econômicos, epidemias mais ou menos graves, mas quando esse vírus bateu a porta de todos os gaúchos, algo mudou.

Em Dom Pedrito, seguindo a tendência dos decretos estaduais e mesmo tomando a frente em muitas decisões, o Executivo municipal determinou fechamento de escolas, comércio não essencial, isolamento social e até toque de recolher.

No âmbito da administração municipal, praticamente todos os setores sofreram paralização, e o de ICMS foi um deles. Fazemos a seguinte reflexão tendo em vista que Dom Pedrito está em plena safra de arroz, um período em que a fiscalização deste setor se intensifica ainda mais.

Na imagem que ilustra a matéria, uma carreta passa por um dos postos de fiscalização que agora vem sendo ocupado unicamente por um servidor da área de vigilância. De acordo com Nilton Simões Ferreira, responsável pelo setor de ICMS, depois das medidas adotadas em nível, somente está sendo feita entrega de talões aos produtores, os demais serviços estão todos suspensos. O servidor avalia que os impactos, principalmente para 2022, serão grandes, em decorrência da diminuição na arrecadação.

É certo que as medidas são corretas e necessárias, mas além dos impactos na saúde, as contas de todos os municípios sofrerão muito no período que se seguir ao término da pandemia e Dom Pedrito não será diferente, a menos que haja por parte dos governos estadual e federal, algo que facilite a vida dos municípios, o que só o futuro dirá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios