Centro de Atendimento Psicopedagógico agora é Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo
Napi realiza trabalho com crianças com dificuldade de aprendizagem

O Napi (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo) é um local que oferece atendimento especializado para alunos com dificuldades de aprendizado na escola e outros problemas educacionais. As atividades são direcionadas a crianças de escolas infantis, 0 a 5 anos, e crianças no ensino fundamental, que estão cursando até o 9° ano. Esses estudantes, geralmente, são encaminhadas através de suas escolas, ou também pela promotoria jurídica ou Conselho Tutelar.
Atualmente, oito profissionais desenvolvem trabalhos na área psicopedagógico, psicomotricidade e educação especial.
No início de junho, uma nova sala foi inaugurada no local para atender exclusivamente os alunos das escolas infantis municipais. Essa medida foi tomada, pois, segundo a coordenadora de educação especial do Napi, Manoela Siqueira Garcia, foi constatado que esses alunos não possuíam esse recurso: “A maioria da demanda dos alunos do ensino fundamental está assistida pela sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quando fomos assumir, o que nos chamaram bastante a atenção foi para que tivéssemos um olhar especial para as escolinhas infantis, porque elas não tinham esse suporte”, explicou a educadora.
Além da inauguração desta sala, a troca de nome também foi uma das mudanças no último mês, e segundo a coordenadora do local, Aniter Fontana, os motivos desta alteração é a semelhança com outro órgão municipal: “A mudança do nome ocorreu por dois motivos: pela semelhança com o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o que gerava muitas confusões, e o outro motivo foi em relação à nova sala de educação especial, que é inclusiva, o AEE infantil. Por isso a mudança, porque a gente acrescentou esse trabalho”, explicou Aniter.
O trabalho é feito entre escola-família-Napi, ou seja, o primeiro contato deve ser feito pelo professor que, após perceber algum tipo de dificuldade na criança, irá preencher uma ficha de sondagem sobre suas primeiras impressões deste problema. Após o avanço do tratamento, os resultados deverão ser perceptíveis aos educadores dentro do ambiente escolar.
A reforma da sala destinada para a educação infantil foi reformada através de uma parceria entre a procuradora da casa, Carmen Lolis, que disponibilizou os materiais, e a Prefeitura que disponibilizou a mão de obra. Os equipamentos para o local foram adquiridos pelo Rotary Obelisco da Paz.
Os atendimentos às crianças no local duram de acordo com a necessidade individual de cada um.
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo fica localizado na Rua Andrade Neves, n° 1088, com horário de funcionamento no período da manhã das 7h30 às 11h30, e durante à tarde das 13h às 17h. O telefone para contato é o (53) 3243-5270.
