Cavaleiros do Ponche Verde partem em busca da Chama Crioula
Com distribuição regionalizada, grupo se dirige à Santana do Livramento

A cavalgada das centenas de entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul já iniciou. Com a proximidade da semana mais importante do ano para os gaúchos, cavaleiros e amazonas de todas as regiões do Estado partem em busca deste que é um dos símbolos dos festejos farroupilhas.
Em Dom Pedrito, os responsáveis por buscar a centelha anualmente é o Grupo Cavaleiros do Ponche Verde. Conversamos com a senhora Maria do Horto Fontoura, que faz parte da equipe de apoio que acompanha o grupo. Segundo a organizadora, os integrantes partiram da Capital da Paz em direção à Santana do Livramento, uma vez que este ano o MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, optou por fazer a distribuição da chama de forma regionalizada.
Apoiados pela prefeitura municipal de Dom Pedrito e a 3ª Cia E Cmb Mec, os 15 cavaleiros, mais o grupo de apoio partiram nesta terça-feira (29) e devem chegar à Fronteira da Paz no domingo. Na próxima segunda eles partem em direção à Dom Pedrito, onde devem chegar na sexta-feira (8) daquela semana.
Percorrendo uma média de 30 km por dia, eles pernoitam em estâncias pelo caminho, onde são acolhidos. Nessas paradas, o grupo cuida da alimentação e cuidados, dos integrantes e dos cavalos. No dia seguinte, a marcha recomeça.
