Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista poderá ser solicitada no Ciep
Cadastro acontecerá no dia 06 de março, às 13h30, na sede do educandário

Os interessados em emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) devem contatar a Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Dornelles Vargas (Ciep) até o dia 06 de março, quando a instituição estará sediando mais uma edição do movimento – a primeira delas aconteceu em novembro do ano passado, quando foram confeccionadas oito carteiras de identificação para estudantes da rede estadual, que já estão prontas, e poderão ser retiradas na mesma ocasião.
Apesar de voltado para estudantes – seja da rede estadual ou municipal – o projeto também contempla os demais membros da comunidade em idade escolar, como explicou o diretor do educandário, Matheus Fagundes Gonçalves. A iniciativa dessa mobilização partiu da professora Maria do Horto Machado Camponogara, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola, e conta com apoio da equipe do Caminho da Luz – Centro Regional de Referência em Autismo, da cidade de Bagé.
Para que não se formem muitas filas no momento do cadastro, a escola solicita que os responsáveis pelas crianças façam um contato prévio com a instituição, informando o seu nome e o do titular do documento. A emissão das novas carteiras será realizada a partir das 13h30, no Ciep.
No momento do cadastro
Conforme divulgado pela direção do Ciep, para a emissão da carteira é necessário ter em mãos os seguintes documentos:
– Documento de identidade da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
– Documento de identidade dos responsáveis legais;
– Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA;
– Comprovante de residência;
– Cartão do SUS;
– Fotografia em formato 3×4 da pessoa com TEA.