Assalto termina com reféns libertados e criminosos presos
Depois de intensa negociação, criminosos finalmente se entregam e são presos

A manhã de terça-feira, dia 31 de dezembro de 2019 tinha tudo para terminar como uma típica véspera de feriado, não fosse a ousadia da criminalidade em Dom Pedrito, que vem numa crescente nas últimas décadas.
Perto das 10h desta manhã, dois indivíduos chegaram de bicicleta na Casa do Pedreiro, tradicional comércio da área da construção. Armados, anunciaram o assalto e exigiram que os presentes entregassem o dinheiro que havia no estabelecimento. O que eles não contavam é que uma funcionária conseguiu ligar para a Brigada Militar. Minutos depois, os criminosos foram surpreendidos pela primeira viatura.
Nossa reportagem que ouviu as sirenes, logo chegou ao local e começou a acompanhar as primeiras negociações, uma vez que cinco funcionários, entre eles, a proprietária da loja, e mais um cliente, foram feitos reféns. Dois deles chegaram a ser amarrados um ao outro pelas mãos. Um sexto funcionário conseguiu fugir antes que os criminosos pudessem apanhá-lo.
A Polícia Civil do município e um reforço da Brigada Militar vindo de Bagé também chegaram em seguida. A medida que as negociações avançavam, os criminosos, percebendo que estavam cercados, começaram a ceder e liberar os reféns um a um. Em alguns momentos, um deles aparecia, ora por entre as grades do portão principal, ora no segundo pavimento do prédio.
Em torno de 11h, finalmente, o último refém sai e junto um dos criminosos com uma arma na mão. Os policiais ordenam que ele largue a arma e deite no chão. Ato contínuo, o segundo bandido sai, e os dois assaltantes são algemados pelos policiais, momento que a multidão, que até aquele momento, estava contida e acompanhando de longe, se aproxima e profere xingamentos aos bandidos, seguidos de palmas para os policiais que bravamente, mais uma vez, souberam conduzir uma situação extremamente tensa e perigosa, com profissionalismo impecável.
Depois de detidos, portanto, Pedro Nathan Valejos Alves, de 19 anos e o adolescente G.R.C, de 16 anos, foram conduzidos para o interior da loja, revistados mais uma vez, e de suas mochilas, retirado o produto do roubo. Após uma passada rápido no Pronto Socorro Municipal, para realizarem o exame de lesões corporais, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Dom Pedrito.
Os reféns também precisaram ir até a delegacia para prestar depoimento. Ninguém se feriu na ação.