- DestaquesNOTÍCIAS

Após cinco meses de racionamento, níveis dos reservatórios de Bagé seguem críticos

Moradores da Rainha da Fronteira enfrentam 15 horas de racionamento diário

Neste 14 de junho, o racionamento de água, em Bagé, que iniciou com seis horas diárias, completa cinco meses. De lá para cá, não houve muita mudança em relação a períodos de chuva, mas as barragens tiveram uma pequena melhora em virtude das precipitações que ocorreram no início de maio.

Conforme o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), segue chovendo abaixo do esperado na cidade, e, assim, não tem ocorrido a recuperação esperada das barragens. Assim, será mantido o racionamento de 15 horas diárias. “Estamos aguardando a chegada do El niño, que deve trazer precipitações mais significativas para o Rio Grande do Sul, para nova avaliação”, informa a autarquia.

Em maio, após a precipitação de 186,4 mm, a barragem da Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, chegou a 7,60 metros abaixo do normal, e, agora, após somente 6,2 milímetros de chuva em junho, já chega a 8,3 metros de déficit. Já a barragem do Piray está com 4,3 metros negativos. A Emergencial, por sua vez, está cheia.

De acordo com informações do setor de meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o fim do evento La Niña e a consequente condição de neutralidade na atmosfera garantirão a normalidade da chuva em todo Estado. As projeções climáticas indicam regularidade na distribuição da precipitação ao longo dos próximos meses, o que representa volumes próximos ou superiores ao esperado em todas as regiões.

Fonte: Jaqueline Muza/Jornal Minuano

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios