Sinal telefônico continua praticamente inexistente no interior do município

Há muito tempo, os usuários da telefonia tem reclamado sobre o sinal no interior do município, inexistente em diversos subdistritos – na zona urbana há oscilações diárias. O assunto já chegou ao Legislativo e as entidades de classe, que debatem e cobram soluções das operadoras, até mesmo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que, em tese, deveria cuidar dos interesses dos consumidores e cobrar das operadoras o fornecimento do sinal.
Conforme relatos, nas proximidades da zona urbana, o sinal já some, impossibilitando ligações ou envio de SMS. Quem possui propriedades rurais, reside ou trabalha próximo a fronteira com o Uruguai, ainda precisa ter o cuidado para não realizar ligações via roaming internacional, pois as operadores do país vizinho invadem o território brasileiro. A surpresa acaba vindo na fatura – fato este que já foi evidenciado pelo vereador Sérgio Roberto Vieira (PMDB).
O que se sabe é que uma operadora apenas deve fornecer o sinal para a zona rural, mas não tem conseguido cumprir com a demanda. O vereador Renato Luiz Chiaradia (PP), disse à reportagem que deverá solicitar nova audiência pública para tratar do tema, pois as queixas sobre a telefonia são constantes, além de afirmar que o serviço continua horrível, do ponto de vista pessoal.
A Anatel disponibiliza um canal direto para reclamações, via online, embora a Agência aconselhe contato com a operadora, no primeiro momento. A página está acessível no link http://www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao.