Dom Pedrito – Rotary fará manifestação no Posto da PRF

Os mais jovens talvez não saibam que se Dom Pedrito teve, até maio passado, um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em pleno funcionamento, o mérito deve ser atribuído ao Rotary Clube de Dom Pedrito, que, nos anos 1990, sob a presidência de Pascoal Antônio Brandi (Pacase), construiu aquelas instalações, naturalmente que com recursos captados junto à comunidade.
Pois, decorrido todo esse tempo, como já é de domínio público, o posto foi fechado, sob a alegação da falta de efetivo para ali atuar (?), o que chega a surpreender, haja vista que de 1.207 policiais recém formados, em curso realizado pela PRF em Florianópolis (SC), apenas 550 foram chamados ao trabalho, sendo que, desta leva, nenhum policial foi destacado para nossa região; e, também, levando-se em conta que existem outros 657 formandos a serem chamados, causando-nos espanto que ainda não tenham sido convocados ao trabalho em um contexto adverso em que as comunidades estão ficando desguarnecidas justamente em função da carência de efetivo.
É neste quadro que o Rotary Clube de Dom Pedrito, sob a presidência de Alex Schardong, promoverá, na segunda-feira (10), às 16h30, uma manifestação em frente ao posto da PRF, na BR 293, para a qual estão sendo convidados os poderes constituídos e as forças vivas do município, em todos os níveis. Não haverá interdição da rodovia. E, além dos pronunciamentos, está prevista a retirada da ‘roda dentada’, símbolo do Rotary Internacional, que está colocada sobre um marco, em frente ao posto, e está avariada, alvo que foi de vandalismo depois do fechamento das instalações.
A iniciativa também servirá como protesto do clube de serviço, por não ter recebido qualquer comunicado oficial da PRF no sentido de que o posto de Dom Pedrito iria ser fechado, atitude que era de se esperar, dentro de uma relação de educação e civilidade, considerando-se que aquela corporação policial beneficiou-se, por tantos anos, das instalações construídas pelos rotarianos.