- DestaquesNOTÍCIAS

Golpes virtuais fazem novas vítimas em Dom Pedrito

A Delegacia de Polícia de Dom Pedrito registrou dois casos distintos de estelionato envolvendo golpes pela internet nos últimos dias. Ambos os registros evidenciam o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens como ferramentas para aplicar fraudes.

O primeiro caso foi registrado no dia 29 de abril. A vítima relata que comprou um retrovisor para seu carro em uma suposta loja online no Facebook. Após o pagamento via Pix no valor de R$ 221,00, o vendedor bloqueou a vítima, e o perfil da loja desapareceu. O comprador verificou que o CNPJ utilizado no pagamento pertence a uma empresa localizada em Belém do Pará, registrada há apenas dois meses. Contudo, a loja que ele acreditava estar comprando é, na verdade, uma desmanche de veículos com sede em São Leopoldo e conta com página oficial na rede social. A suspeita é que a página com a qual a vítima interagiu seja falsa e que tenha se aproveitado do nome da empresa real. Apesar do golpe, a pessoa optou por não representar criminalmente contra o autor.

Já o segundo caso foi registrado no dia 28 de abril de 2025. Segundo a ocorrência, ela recebeu uma mensagem via WhatsApp de uma pessoa que dizia ser sua filha, informando ter trocado de número e pedindo um pagamento urgente de R$ 850.

Acreditando se tratar da filha, a mulher realizou a transferência via Pix para a chave informada. Após o envio, a suposta filha continuou pedindo mais dinheiro. Foi então que a mulher decidiu contatar a filha por outro meio e descobriu que havia sido vítima de um golpe. Ao procurar o banco, foi informada de que nada poderia ser feito, pois o valor já havia sido transferido.

Ambos os casos reforçam a importância da cautela ao realizar transações pela internet, especialmente com desconhecidos ou perfis suspeitos. A Polícia Civil orienta que, em caso de dúvidas, o consumidor verifique a autenticidade de perfis e dados antes de efetuar pagamentos, e, diante de qualquer sinal de fraude, registre imediatamente boletim de ocorrência.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios