Claudenir Munhoz, jornalista pedritense, ministra palestra sobre a importância da comunicação na Escola Tude de Godoy
Encontro foi realizado com os professores e funcionários da instituição na manhã de hoje (11)

Com uma vasta experiência nas mais variadas áreas da comunicação, com passagens por jornal impresso, televisão e assessoria de imprensa, o jornalista pedritense Claudenir Munhoz, hoje residente em Campo Bom, ministrou na manhã desta quarta-feira, dia 11, uma palestra sobre a importância do diálogo para as relações interpessoais – isto é, aquelas formadas por indivíduos inseridos em um mesmo contexto social – para os professores e funcionários da Escola Municipal Dr. José Tude de Godoy.
Para a diretora do educandário, Gerusa Franco, encontros como esse permitem, além da integração entre colegas, a reflexão individual referente ao trato com o coletivo. “Se a gente ouvir bastante sobre esse tema, embora saibamos que as emoções andam conosco, às vezes nos ajudando e em outras atrapalhando, há sempre um caminho [a ser seguido]. E o caminho é esse: o do carinho, o do olhar para o outro, o do não afrontar, como nos é mostrado pela comunicação não-violenta”, diz.
Entusiasta do assunto, Gerusa convidou para a conversa o corpo docente da escola de educação infantil homônima e também representantes da Secretaria de Educação. O encontro, conduzido pelo jornalista de maneira interativa, surtiu efeitos imediatos, como relatou a professora Danielle Costa, que absorveu da fala do palestrante “estímulos para uma mudança”.
Em conversa com a Qwerty, Claudenir Munhoz avaliou a atividade como positiva, além de afirmar que encontros deste tipo deveriam ser ampliados para outros eixos, a exemplo da própria sala de aula. “A proposta de hoje, que foi trabalhar um pouco de ‘propósito, nosso jeito de ser e comunicação em relações interpessoais’ deve e tem que ser explorada cada vez mais em outros grupos. É disseminando o conhecimento e promovendo um espaço de reflexão que a gente vai conseguir desenvolver as pessoas, mas claro, desde que o indivíduo tenha interesse, que ele queira”, finalizou Munhoz.
O profissional
Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo pela então Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Claudenir Munhoz trabalhou durante anos como repórter do Jornal Ponche Verde, posto que passou a ocupar enquanto ainda era estudante.
Na Capital da Paz, foi estagiário da assessoria de cultura do município e, durante um ano, prestou serviços de assessoria de comunicação para a Aspedef (Associação Pedritense dos Deficiente Físicos).
Após experiências com telejornalismo, marketing e gestão de pessoas em empresas renomadas no ramo financeiro, da saúde e educação, Munhoz ocupa hoje o cargo de gerente de Gente e Cultura em uma empresa sediada no Rio de Janeiro, e atualmente cursa psicologia.