- DestaquesNOTÍCIAS

Candiota terá racionamento de água a partir deste sábado

Interrupção do fornecimento de água de 12h diárias vai ocorrer pelos próximos 30 dias

O prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador assinou na tarde ontem (15), o decreto nº 4.595, que determina o racionamento do consumo de água na sede daquele município e na zona rural (assentamentos que são abastecidos pelo sistema de água).

A medida, conforme os técnicos, acontece em função do recorrente cenário de estiagem e seca vivenciado nos últimos anos na região. “O que tem ocasionado a diminuição dos volumes de precipitação esperados para a estação, prejudicando o fornecimento de água tanto para o consumo humano quanto para o uso nas plantações e trato de animais em toda a extensão do município, incorrendo em cenário de anormalidade dos recursos hídricos”, assinala um dos trechos do decreto.

Também em outro trecho, sobre a justificativa de tomar a medida, o decreto destaca os baixos níveis de água na única barragem que abastece as localidades.

12 HORAS – Conforme o cronograma definido, a interrupção do fornecimento de água de 12h diárias vai ocorrer pelos próximos 30 dias. O racionamento começa partir deste sábado (17), às 20h. Pelo cronograma, a sede do município terá desabastecimento das 8h da noite (20h) às 8h da manhã e a zona rural das 8h da manhã às 8h (20h) da noite.

Durante o período de racionamento, segundo o decreto, uma série proibições estão previstas, como lavagem de veículos, irrigações em geral, encher ou repor piscinas, lavagem de calçadas, janelas, telhados e demais atividades consideradas não essenciais.

Segundo análise dos técnicos, o Setor de Saneamento fez o que pode para evitar a medida, porém ela foi inevitável neste momento, quando se espera a volta da regularidade das chuvas e a consequente normalização do abastecimento.

INVESTIMENTOS – O prefeito pediu a compreensão da comunidade, além do uso racional para que logo se possa voltar à normalidade. Ele destacou que a Prefeitura vem fazendo investimentos nos últimos anos em todas as localidades no sistema de abastecimento de água, com aquisição de equipamentos e materiais, bem como, no laboratório de análises, afirmando que a qualidade da água candiotense é excelente.

Folador lembrou que há um projeto pré-aprovado no governo do Estado para a construção de uma nova adutora para a sede do município, o que, segundo ele, daria mais segurança e confiabilidade ao sistema, assinalando que também se pleiteia recursos para esta obra junto ao governo federal.

Ainda, ele anunciou que num investimento próprio de R$ 200 mil, será construída em breve uma estação elevatória de bombeamento na sede do município, desativando assim cinco bombas e três reservatórios, bem como, aquisição de novos equipamentos para melhoria do sistema.

Por fim, Folador destacou que estiagem nos últimos anos tem castigado muito a região, sendo que até agora o município ainda mantém distribuição de água no interior. “Estamos trabalhando para minimizar e jamais estivemos omissos”, frisou.

Fonte: Jornal Tribuna do Pampa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios