24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Data foi instituída pela OMS no ano de 1982

Doença infectocontagiosa, a tuberculose afeta geralmente os pulmões, mas pode prejudicar também os ossos, rins e as chamadas meninges – membranas que revestem o cérebro. O 24 de março foi instituído como o “Dia Mundial de Combate à Tuberculose” em 1982, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ano que marcava o centenário da descoberta da bactéria causadora da doença. A transmissão acontece pelas vias respiratórias, através de gotículas de saliva expelidas na fala, espirro ou tosse de uma pessoa com a doença ativa no organismo, mas sem tratamento.
Segundo dados do Ministério da Saúde “Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas”.
Os principais sintomas da doença são tosse persistente (seca ou encatarrada), febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. O diagnóstico se dá por meio de exames laboratoriais e avaliação clínica, e o tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Vacina BCG
A melhor forma de prevenção contra a doença é a vacina BCG – Bacilo de Calmette e Guérin – criada em 1921. O imunizante é de dose única e é aplicado geralmente nas primeiras horas de vida, ou em crianças de até quatro anos que não tenham recebido a imunização.
Fontes: Ministério da Saúde; Biblioteca Virtual em Saúde.