Dom Pedrito – Sexta-feira será o Dia D para os hospitais gaúchos

A Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul promoverá nesta sexta-feira (10), a partir das 13h30min, em sua sede, na capital do Estado, uma Assembleia Geral onde retomará a pauta da saúde junto às autoridades e imprensa.
Os hospitais associados foram incitados a divulgar os problemas que essas instituições vêm enfrentando, principalmente a partir das medidas anunciadas pelo novo governo estadual, entre elas o corte de 30% dos recursos destinados à saúde via SUS, o que está sendo decisivo para inviabilizar o funcionamento dos hospitais filantrópicos. Neste contexto, o provedor da Santa Casa de Dom Pedrito, Luiz Carlos Moraes Costa, anuncia que na referida assembleia o segmento deverá assumir um "posicionamento definitivo" perante o governo e gestores.
Segundo o provedor, existe uma forte possibilidade que os hospitais, se não ouvidos em suas reivindicações, passem a atender apenas urgências e emergências. Sabe-se que também os médicos que prestam serviços aos hospitais, através do SUS, estão descontentes com os recursos que foram cortados de seus vencimentos. Hoje, em nível de Dom Pedrito, o Hospital São Luiz vem deixando de receber R$ 68 mil mensais do IHOSP (Incentivo de Assistência Hospitalar). A remuneração dos médicos que atendem os pacientes internados no nosocômio vem sendo garantida com recursos da própria Santa Casa, situação que ficou insustentável, garante Moraes.
Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: [email protected]