NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Polícia Civil e Brigada Militar deflagram Operação Terra Santa

Após duas madrugadas de campana nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil de Dom Pedrito e no Esquadrão da Brigada Militar, conseguimos finalmente no início da manhã desta quinta-feira (12), acompanhar uma intensa movimentação de policiais no esquadrão da Brigada Militar. O que fortaleceu nossa tese de que uma operação estava em curso.

A suspeita de que uma ação poderia acontecer do meio para o final desta semana, ficou evidente após a participação do delegado Cristiano Ritta e do capitão da Brigada Militar, Tiago Giacomelli, no programa 360 Graus, do colega Sérgio Roberto Vieira. O programa foi ao ar, na quarta-feira da semana passada (4). 

O tema abordado naquele dia foi Segurança Pública em Dom Pedrito, e em determinado momento da conversa, o radialista perguntou aos policiais se poderia ocorrer uma operação antes do carnaval. Eles se olharam e ficaram sem reação, mas passado o impacto da pergunta responderam que não estava descartada esta possibilidade.

Nossa equipe resolveu acompanhar de perto e logramos êxito a fim de melhor informar a comunidade sobre esta ação, que visou principalmente evitar um confronto entre gangues rivais e, também, em garantir a tranqüilidade dos cidadãos de bem, que tem no carnaval um dos eventos de maior participação popular em Dom Pedrito.

Os policiais se concentraram no posto da Polícia Rodoviária Federal, por volta das 6h30, onde foram designadas as equipes que cumpririam, ao todo, 19 mandados, sendo 17 de busca e apreensão, um mandado de prisão e um mandado de apreensão de menor de idade. Toda a ação se concentrou no interior do Bairro São Gregório. Conforme o delegado Cristiano Ritta, foram 40 policiais das cidades de Dom Pedrito e Bagé, distribuídos em dez viaturas.

O menor de idade, 17 anos, J.G.P.M, já tem antecedentes por homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, furto, dano ao patrimônio e segundo o delegado, durante a investigação foi possível perceber que este jovem tem uma grande influência dentro do bairro, sendo possivelmente um dos líderes do grupo. Ainda segundo Ritta, o menor pode permanecer na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE), até completar os 21 anos de idade. "Durante a investigação nós coletamos provas que ele teria participado de uma tentativa de homicídio no final do ano passado, e identificamos, também, que ele tinha outras tentativas de homicídio. Há alguns dias atrás, aprendemos ele, onde o mesmo foi flagrado traficando drogas. Na ocasião, colhemos a materialidade do tráfico, que era a droga em si, para subsidiar esse pedido de internação dele. Com base em tudo isso, o Ministério Público e o Poder Judiciário, entenderam que cabia a internação do menor", explicou o delegado. Segundo a Polícia, os outro preso, é Thiago Bicca Gulart. Foram apreendidas armas e sementes de maconha na casa dos jovens.

 

Reportagem: Elliézer Garcez e Marcelo Brum

Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios