Dom Pedrito – Brigada Militar e enfermeiro do Samu resgatam mãe e recém nascido no interior do município

A Brigada Militar recebeu uma informação na sexta-feira (26), por volta das 13h, de que na localidade do Vacaiqua, interior do município, uma mulher denominada Norma Gessi Vite Escobar, 44 anos, havia dado a luz a uma criança, por volta das 00h30 da madrugada do mesmo dia e estava perdendo muito sangue, sendo que já havia sido feito contato com o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), que foi até o local e devido as más condições das estradas, por motivo das chuvas, o veículo não conseguiu prosseguir, vindo a atolar várias vezes, necessitando ter que voltar para a cidade puxada por um trator. Devido a situação de desespero dos familiares que estavam no local, foi feito o contato com a guarnição do Corpo de Bombeiros, que disse que não tinham veículo apropriado para irem até o local. O Exército Brasileiro também foi acionado, porém, segundo o sargento Mário, com o tipo de veículo que dispunham, poderiam colocar em risco a vida e a integridade física dos pacientes no transporte para a cidade.
O capitão da Brigada Militar, Tiago Giacomelli, mesmo não estando na cidade, mas tomando conhecimento da urgência com que a situação deveria ser tratada, determinou que uma viatura da BM se deslocasse para a localidade, mesmo sabendo que a mesma pudesse não chegar até lá. Por volta das 18h os sargentos Éber e Honório, juntamente com o enfermeiro da Samu, Hiudalcley Batista da Silva, foram até o local e resgataram a mãe e a criança, após atolarem diversas vezes em um percurso que foi feito em duas horas e meia até a chegada na casa da família. Eles voltaram para a cidade com a Gessi e seu filho, por volta das 23h30.
Segundo o enfermeiro, a informação que eles possuíam era que a criança teria nascido prematuramente e a mãe estava com febre. "Quando chegamos lá, nos deparamos com a mãe e o recém nascido sem problemas graves. A criança estava bem cuidada e não chorava. As vias aéreas estavam desobstruídas e o nosso trabalho foi apenas fazer a soroterapia na mãe e ver os sinais vitais da criança", contou.
Natalício Escobar dos Santos é o nome do bebê, que foi encaminhado junto com sua mãe para a Santa Casa de Caridade de Dom Pedrito, onde receberam atendimento médico e passam bem. Vale ressaltar que os policiais e o enfermeiro, estavam trabalhando fora de seu horário de expediente e foram voluntários neste resgate. Conforme eles relataram à nossa reportagem, esse foi melhor presente de Natal que já receberam.