Dom Pedrito – Encontro de graffiteiros ocorre domingo na Praça da Paz

Está previsto para ocorrer neste domingo (23), às 15h, um Encontro de Graffiteiros, realizado na Praça da Paz. O evento é organizado por Tiago Maia e Diego Morales, que explicam que a ideia surgiu, achando que é importante realizar um evento para dar maior visibilidade ao graffiti e trazer para Dom Pedrito um pouco mais de informação a respeito da arte e a cultura de rua. "Fomos os pioneiros do graffiti na cidade, iniciando praticamente do nada. Não tínhamos contato com outros graffiteiros e não havia material adequado. Tivemos a sorte de conseguir os muros da Pracinha da Paz como um espaço livre para desenvolvermos nossas técnicas, e agora, quase cinco anos depois, com uma certa estrada percorrida e novas amizades no meio conseguiremos realizar o evento", explicam.
Segundo os organizadores é necessário sediar eventos que fujam um pouco da rotina cultural dominante da Capital da Paz, pois segundo eles, aqui existem artistas muito bons nos mais diversos segmentos de produção artística e a maioria vai embora para tentar conseguir o seu espaço, e os que ficam sofrem com a falta de reconhecimento. "Na cidade existem muitos outros interessados no graffiti e em outras artes, que através de eventos como esse podem se sentir mais motivados e não precisarão passar pelas mesmas dificuldades que tivemos", ressaltam. O encontro contará com a participação de pessoas de outras localidades, como: Polin Moreira, Insone e Braziliano, da cidade de Santa Maria. Já da cidade de Pelotas, virão Anderson Fin e Bero, além de Vitor MDG, da cidade de Rio Grande.
Os organizadores acreditam que só por realizar o evento em Dom Pedrito, ele já é um sucesso. "Como todo bom domingo de graffiti, este do dia 23 será um convite à alegria, troca de ideias, diversidade e cultura. Esperamos que dê tudo certo e contamos com a presença do público que com certeza sente falta de eventos como esse", acrescentam os oranizadores.
Durante o evento haverá banca de materiais específicos para graffiti, além de banca de camisetas e o intitulado de 'game' de skate. Ainda segundo a organização, não está confirmada a participação de rap locais, mas de qualquer forma o som mecânico fará a trilha sonora das ruas. O evento não possui fins lucrativos e conta com o apoio cultural do estúdio Tatuagem e Graffiti Tarjapreta, além da loja de tintas Cortintas, Subsolo Art Graffiti Shop, Amnésia Camisetas e Pasárgada Board.