VARIEDADES

Dom Pedrito – Cinepampa entra em recesso depois da sessão desta quarta-feira

O projeto Cinepampa, agora sob a coordenação do universitário Guilherme Oliveira, apresentará ainda mais uma sessão de cinema, nesta quarta-feira (3), antes de entrar em recesso e ser reiniciado somente no dia 24 de setembro, com a volta às aulas para o segundo semestre de 2014. Dirigido por Luc Jacquet e com o consagrado ator Morgan Freeman, será exibido o documentário francês “A Marcha dos Pinguins”, às 18h30min, com entrada franca, na sala 7 do campus da Unipampa.

 

Sinopse: A cada inverno na Antártica, o local mais inabitável da Terra, milhares de pinguins imperadores abandonam a segurança do oceano e sobem para a terra congelada, na intenção de iniciar uma longa jornada rumo ao interior. Em fila indiana, os pinguins marcham para o terreno de reprodução tradicional da espécie. 

 

As fêmeas permanecem no local apenas o tempo necessário para a procriação, iniciando logo após sua viagem de retorno através de 200 quilômetros de gelo rumo ao mar cheio de peixes. Os imperadores machos permanecem para guardar e chocar os ovos. Após quatro meses, nos quais os machos nada comem, os ovos começam a se partir e os filhotes a nascer. Entretanto, eles apenas conseguem sobreviver por 48 horas sem comida, dependendo do retorno dos imperadores fêmeas ao local, que precisam trazer comida do oceano.

 

O projeto Cinepampa vem proporcionando à comunidade externa ao campus, sobretudo aos moradores dos bairros São Gregório, Oscar Vicente y Silva e Santa Terezinha, o resgate da cultura do cinema, à qual muitos no município não tiveram acesso considerando-se o fechamento, ainda na década de 1990, da última sala de exibições de Dom Pedrito, o extinto Cine Glória.
    

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios