Dom Pedrito – Jovens pedritenses são destaques no velocross
Guto Cunha é coordenador do velocross do Rio Grande do Sul pela Federação Gaúcha de Motociclismo e é comissário desportivo na Confederação Brasileira de Moticiclismo. Nossa reportagem entrevistou o mesmo, pois fomos informados, que Guto está trabalhando com três jovens pedritenses que se destacam na modalidade do velecross. Michel Andrade, Gabriel Costa e Matheus Mello estão disputando o Campeonato Gaúcho de Velocross, onde Matheus de apenas 7 anos de idade, está liderando a categoria 50ccA, Gabriel com 12 anos está na 2ª colocação da categoria júnior e Michel Andrade de 16 anos está em 4º lugar da mesma categoria. Vale ressaltar, que Michel foi campeão gaúcho no ano passado. Matheus ficou em 3º lugar na categoria 50ccA e Gabriel ficou com o vice campeonato na categoria 65cc.
O campeonato teve abertura com sua primeira etapa realizada na cidade de Candelária, no dia 5 de abril. Já a segunda etapa foi realizada em Jaguarão no dia 18 deste mês. A próxima etapa está prevista para o mês de junho na cidade de São Lourenço do Sul ou em julho na cidade de Dona Francisca. Além do estadual, os pilotos disputam campeonatos regionais da modalidade.
Guto é o treinador de Gabriel e Matheus, que realizam seus treinos de duas a três vezes por semana, na Pista do Chico. O treinador explica, que "agora estamos tentando montar um centro de treinamento para eles nas proximidades do rio Santa Maria, pois estamos tentando conseguir um terreno naquela localidade, juntamente à Prefeitura", explicou. Matheus treina das 8 às 10h e Gabriel das 14 às 16h. Já o jovem Michel treina em separado, para se manter preparado para as próximas etapas da competição, bem como para as etapas regionais.
Segundo Guto, "a idéia é que no ano que vem os jovens participem do Campeonato Brasileiro de Velocross, mas para isto acontecer eles precisam de outros patrocinadores, além dos que já têm". Quando questionado se a prefeitura patrocina os pilotos, Cunha diz que, "já procuramos apoio com o pessoal da prefeitura e eles alegaram que não têm como nos apoiar".
Matheus pela pouca idade que possui, vem despertando atenção de muitas pessoas, que ficam admiradas com a desenvoltura e o desempenho do jovem na pista. Guto diz que, "ele é um atleta diferenciado, pois faz coisas que um piloto de sua idade não consegue fazer". O piloto acorda às 7h30 para treinar e durante a tarde se houver treino, ele também está à disposição. "O Matheus é uma criança dedicada e que tem um talento notório para realizar este esporte. Outras mídias já vieram procurar ele para dar entrevistas, pois o que espanta a todos é os resultados positivos que ele está obtendo há um bom tempo", disse o treinador.
Guto encerrou a entrevista dizendo, que "o que eu quero dizer para as empresas que ajudam o esporte em Dom Pedrito, é que não olhem só para o futebol e sim para outros esportes que estão nos trazendo conquistas e reconhecimento, pois hoje temos crianças de 7 a 16 anos de idade que estão nos representando em nível estadual e nacional no velocross", concluiu.
Para quem quiser apoiar os jovens pilotos, basta entrar em contato com Guto no Salão do Guto ou com Michel no Super Bonzão. Os telefones para contato são 9969-6785 ou 3243-9166.
Reportagem: Elliézer Garcez
Jornalista Responsável: Marcelo Brum – FENAJ 6634
Setor de jornalismo: [email protected]