NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Grupo de Parkinson está sendo formado na Aspedef

A Associação Pedritense do Deficiente (Aspedef) está aceitando inscrições de pessoas acometidas pelo Mal de Parkinson, que desejem participar do grupo que estará com suas atividades inauguradas em breve. A informação é da presidente da entidade, Terezinha Camponogara, que convida os familiares desses pacientes a incentivá-los à participação na iniciativa. Quem desejar mais informações pode visitar a associação, que mantém expediente nos dois turnos, diariamente, ou fazer contato pelo telefone 3243-3511.

 

O Mal de Parkinson é uma enfermidade que acomete o cérebro, sendo mais facilmente identificada pelos tremores incontroláveis que provoca na pessoa, dificultando a coordenação dos membros e, portanto, também os movimentos. Embora afete também crianças e jovens, isto ocorre raramente, sendo mais comum manifestar-se após os 50 anos de idade, em ambos os sexos. A doença é decorrente da eliminação gradual das células nervosas que produzem dopamina, substância química que ajuda no controle dos movimentos. Infelizmente, trata-se de uma doença progressiva que ainda não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos e, até, cirurgia.

 

A Aspedef já detém experiência na formação de grupos que contam com o apoio multidisciplinar de seus funcionários e colaboradores, que em muito ajudam os pacientes na sua recuperação e, também, a conviverem com as limitações impostas pela enfermidade, como é o caso dos grupos de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

A mensagem que precisa ser assimilada é a seguinte: as pessoas acometidas por certas moléstias, via de regra, tendem a buscar o isolamento social, o que em nada contribui para sua saúde física e mental, daí a imperiosidade de buscar-se recursos para que se integrem o melhor possível à vida em família e em comunidade. Com certeza, a Aspedef pode ajudar nisto.
    

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios