Dom Pedrito – Município enfrenta chuva forte e falta de luz na zona rural
Os meteorologistas já vinham anunciando grandes volumes de chuva para Dom Pedrito e região, principalmente a partir desta segunda-feira (17). Para o fim de semana estavam previstas precipitações em menor escala, variando de 15 a 20 milímetros. Entretanto, já na noite de sexta-feira (14), a cidade registrou 54 mm, seguindo-se um sábado de tempo estável.
No domingo, porém, as chuvas voltaram já pela manhã, prosseguindo quase sem trégua ao ponto de registrar-se mais 97 mm acumulados ao amanhecer desta segunda, totalizando, no mesmo pluviômetro, instalado nos arredores da Escola Nossa Senhora do Patrocínio, 151 mm.
As emissoras de rádio, em seus programas matutinos, anunciavam neste início de semana útil volumes também bem expressivos na zona rural, atingindo-se até mais de 150 mm acumulados, embora, como geralmente acontece em um município que é o quinto maior em extensão territorial no Estado, as precipitações não são uniformes, havendo as áreas “mais chovedoras”, como a população costuma se referir.
A CEEE-D, através de seu gerente, Lionso Furtado Ribeiro, informou hoje pela manhã que 400 clientes estavam sem luz na zona rural, tendo se registrado um poste caído na localidade Vacaiquá e a abertura de chaves e fusíveis, que se desligam automaticamente quando identificam algum problema na rede, deixando sem energia elétrica regiões como o já citado Vacaiquá e a Ferraria. Equipes da Companhia já estão providenciando os consertos. Na área urbana, houve poucas reclamações, 70% delas em função de vegetais que entram em contato com os fios.