NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Mães de alunos da zona rural exigem do Executivo transporte escolar

Um grupo de, aproximadamente, 40 mães de alunos, em sua grande maioria residentes na zona rural de Dom Pedrito, esteve reunido, durante boa parte da manhã de ontem (11), no salão nobre da prefeitura, com a prefeita em exercício, Adriana Torres Lara. 

 

Na pauta de reivindicações, a exigência de que seja solucionado de imediato o problema da falta de transporte escolar, que está atrasando o início do ano letivo para os alunos que residem no interior do município, parte dos quais estuda nas escolas rurais e outra parte, através do sistema de nucleação, é transportada para escolas-polo, como Sucessão dos Moraes e Anna Riet Pinto, também havendo alguns que freqüentam estabelecimentos de ensino na zona urbana.

 

A questão se divide em duas frentes: em uma, o transporte feito pela frota de micro-ônibus e kombis da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), que ainda não foi disponibilizada para o serviço, tendo sido divulgado pela administração municipal que os veículos, antes, precisavam passar por vistoria e aferição dos tacógrafos na cidade de Santa Maria. 

 

De outro lado, o transporte é complementado através da terceirização de serviços. E aconteceu que uma empresa acabou por impedir, via recurso, que o edital de licitação tivesse seu desenrolar, levando à necessidade de se abrir novo processo licitatório que levaria o serviço a ser disponibilizado – e consequente início do ano letivo -, apenas, no dia 16 de abril, segundo o Executivo vinha anunciando.

 

A partir da reunião das mães de alunos com a prefeita, o Executivo municipal ficou de estudar as possibilidades legais e apresentar uma resposta às partes interessadas nesta sexta-feira (14), pela manhã. Uma delegação de mães, representantes de todas as escolas envolvidas no transporte escolar, terá audiência com a prefeita na data e a líder do movimento, Karen Leal, já informou em suas declarações à imprensa que, se o impasse não for resolvido de imediato naquela mesma sexta-feira as mães montarão acampamento na frente da prefeitura, em sinal de protesto.

 

Por: Silvio Bermann
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios