NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Assembleia da Consulta Popular já está agendada

A Assembleia Pública Municipal do Processo de Participação Popular e Cidadã – por muitos ainda conhecidos como Consulta Popular, em Dom Pedrito, já tem data marcada: será no dia 24 de abril, às 18h, no CTG Herança Paternal. 

 

A informação é confirmada por Mateus Azevedo, coordenador regional do processo e que atua como o contato entre os municípios e o governo do Estado, facilitando sua execução. Em nível local, historicamente quem organiza a Consulta Popular é o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) e a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan).

 

“Esperamos que, neste ano, a Consulta seja organizada com mais antecedência e que possamos nos preparar para mobilizar os membros de nossa comunidade a votar corretamente”, ilustra Marina Loreto Machado, presidente da Associação de Moradores da Vila Arrué e Rincão da Figura, e uma das mais atuantes líderes comunitárias de Dom Pedrito.

 

No ano passado, essa mobilização de que nos fala dona Marina esteve mais a cargo de representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Escola Estadual de Educação Profissional Dom Pedrito (Escola Técnica).     

 

Sem a atuação desses segmentos, os resultados obtidos em 2013, novamente um dos melhores da região em termos de comparecimento às urnas, certamente teria sido bem menor, considerando-se que o Comude estava em fase de alternância de diretoria e pouco atuou no processo.

 

Neste 2014, a pouco mais de um mês da realização da Assembleia Municipal, praticamente nada se falou ainda sobre a Consulta deste ano. Como se sabe, o governo estadual tem condicionado a liberação de alguns recursos às demandas elencadas pela população nessa participação popular. 

 

Foi assim, por exemplo, que recentemente a 2ª Seção do Corpo de Bombeiros recebeu mais um caminhão ABT – Auto-Bomba-Tanque, o segundo que o município conquistou pelo mesmo processo.

Por: Silvio Bermann
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios