NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Secretaria Municipal da Saúde deve iniciar dedetização no mês de dezembro

O coordenador do Setor de Controle de Vetores do Ministério da Saúde, Olíbio Barreto, que atua, juntamente com sua equipe, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, informou ao Portal Qwerty, que a cidade de Dom Pedrito deverá ser beneficiada com a aplicação de produtos larvicidas e fumacê durante este mês de dezembro, ainda antes do Natal.

 

Segundo ele, a incidência, até generosa, de chuvas, que vinha se verificando em todo município, até recentemente, impediu a proliferação exagerada de mosquitos, mas ao primeiro sinal de uma estiagem mais prolongada o problema estará de volta, pelo que se faz imperiosa nova campanha contra os insetos.

 

“A presença de pragas, como é de conhecimento geral, acentua-se com as altas temperaturas e, também, durante um período prolongado sem chuvas”, explica Barreto.

 

A meteorologia anuncia que a primeira metade do verão que se aproxima ainda será de chuvas dentro da média histórica, mas a segunda metade, a partir de final de janeiro, início de fevereiro, deverá ser marcada por baixo volume de precipitações. 

 

A ação do Setor de Controle de Vetores, desta forma, é fundamental para que a cidade não atravesse outro momento de proliferação sem controle de mosquitos, como já se verificou em outras épocas, principalmente nas áreas ribeirinhas e setores com topografia mais baixa, geralmente os mais afetados.

 

A incidência de carrapatos é, atualmente, o alvo número um do trabalho de Barreto e seus colegas. “Atravessamos um surto perfeitamente caracterizado do inseto. Já dedetizamos 40 casas, apenas durante o mês passado (novembro)”, informa. O serviço pode ser solicitado, gratuitamente, pelas famílias de baixa renda junto à Secretaria Municipal de Saúde.

Por: Silvio Bermann
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios