NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Kombis de transporte escolar em estado precário

Na sessão de segunda-feira (08) da Câmara de Vereadores de Dom Pedrito, o vereador Renato Chiaradia fez criticas, com relação ao péssimo estado das kombis usadas no transporte escolar. 
O parlamentar, depois de receber em seu gabinete reclamações de usuários, compareceu na garagem dos veículos e constatou a veracidade das informações. “Eu não deixaria um filho meu subir em uma viatura daquelas e duvido que algum vereador, em sã consciência, colocasse seus filhos nestas viaturas” disparou Renato. 

 

“Não é do meu feitio a critica, mas, vi com meus próprios olhos a sucata imensa naquele galpão” observou, sugerindo a venda dos carros, dentro da lei, com o resultado revertendo para a compra de novos veículos. Renato se referiu também a Ordem de Serviço nº 23/2013, emitida pelo Prefeito Lídio Dalla Nora Bastos, determinando que os veículos pertencentes ao município passem por vistorias permanentes, vedando sua utilização no caso de irregularidades. Diz o texto do documento que “na inobservância desta Ordem de Serviço, serão responsabilizados por quaisquer multas ou acidentes, os motoristas e o secretário que liberou o veiculo para trafegar”. 

 

O vereador, que em função do estado das kombis não acha justa tal recomendação, protocolou um pedido de informações ao Executivo, para o fornecimento de cópia das autorizações de circulação emitidas pelo DETRAN, aos veículos que realizam o transporte escolar, conforme determina o artigo 136 do Código de Transito Brasileiro. De posse destas denúncias, nossa reportagem foi primeiro a garagem onde estes veículos são guardados para verificar as condições dos mesmos, na Rua Major Alencastro. No local recebemos a informação de que realmente o estado das kombis é crítico, sete estão paradas por problemas no motor e seriam necessários reparos no interior dos carros. Outras cinco estão rodando, mas todas em estado irregular, pois não foram vistoriadas. 

 

Ainda de acordo com o que apuramos junto aos responsáveis pelo local, não há previsão de retorno destas kombis paradas, pois sem peças de reposição e a regularização na vistoria, será impossível fazê-las voltar a rodar. Ou seja, realmente a situação é precária e o vereador Renato Chiaradia tem razão de ficar assustado com tudo o que viu, pois nossa reportagem também verificou os problemas e registrou em fotos.

Comprovado os fatos, procuramos o Prefeito Lídio Dalla Nora Bastos na manhã de hoje (12), para ouvir sua versão sobre o caso. Na Secretaria de Governo, fomos encaminhados para a Secretaria de Educação, onde fomos recebidos pela Secretária Gerusa Franco Severo e o responsável pelo transporte da secretaria, Gilnei Farias. De acordo com a secretária Gerusa, “os problemas existem mesmo, mas a manutenção é constante, o que demora é a reposição das peças em função da compra direta, e mesmo assim muitas vezes não surtindo os efeitos desejados, pois os veículos são muito antigos”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A secretaria tem hoje quatro micro-ônibus e dois ônibus funcionando normalmente, e um outro micro-ônibus que está fundido. Hoje estamos esperando que seja solucionado o problema dele, para que volte a circular. Com este voltando a funcionar, de imediato iremos retirar a Kombi que estiver em pior estado, mas sabemos que todas terão que deixar de circular pelo menos como transporte escolar, pois não oferecem as condições necessárias”. “Sabemos que estes veículos estão com sua condição no limite, mas no momento não temos como simplesmente tirá-las de circulação, pois neste caso não teríamos como atender os alunos que estudam na zona rural”, disse a secretária.

 

“A tendência é que todas elas tenham que ser desativadas, deixando algumas que ainda possam ser utilizadas para não mais levar os alunos para as escolas, e sim para transportar merenda escolar e material necessário às mesmas”, completa Gerusa. Para Gilnei Farias, “o grande problema com estas kombis aconteceu porque não tiveram a manutenção periódica feita no tempo certo, coisa que hoje é feita com o mecânico que foi designado para cuidar dos veículos na garagem onde elas são guardadas, e isso não é de agora. Todas elas têm Tacógrafo, mas em relação às vistorias não temos condições de realizar nelas, pois não passariam e teriam que parar de circular”.

 

A secretária acredita que o problema seja resolvido com a aquisição de duas novas Vans que serão licitadas e o retorno de um micro-ônibus que está em manutenção. “Assim que isso acontecer, as Kombis deixarão de fazer o transporte de alunos”, finaliza Gerusa. Quanto à posição do Prefeito Lídio Bastos, através da Ordem de Serviço nº 23/2013, que responsabiliza os motoristas e também o secretário, por possíveis multas e acidentes que venham ocorrer em função destes problemas, a Secretária Gerusa preferiu não se manifestar sobre este assunto. Nossa reportagem fez o que nos compete, que é averiguar as denúncias e levar uma resposta à comunidade sobre o fato, e como sempre ouvindo os dois lados envolvidos no problema. Esperamos que realmente, estes veículos saiam de circulação, pois não tem as mínimas condições de utilização e que até lá nada de pior aconteça.

 

Reportagem: Marcelo Brum – MTB/RS 84.490 – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]

 

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios