NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Menina de 14 anos de idade luta pela vida

Uma jovem de 14 anos de idade, cheia de sonhos e principalmente a esperança de viver. Esta é Diênifer Ribeiro do Amaral, que reside na cidade de Bagé. Seu problema de saúde foi descoberto ainda quando criança, pois era muito ofegante em sua respiração. Com oito anos, Diênifer começou a ficar roxa nos lábios e nas mãos, porém a família ainda não sabia o que a menina tinha.

 

Segundo relatos de sua mãe, Daiane Ribeiro,  sua filha foi levada para Porto Alegre, onde foram realizados uma série de exames, e segundo a médica que atendeu a família, a menina teria uma doença denominada  janela aorto-pulmonar, que é uma doença onde há um 'buraco' onde impede o coração de bombear sangue para o pulmão, fazendo com que o portador da doença, não consiga respirar a quantidade de ar necessária. Em decorrência disso, a jovem acabou também tendo hipertensão pulmonar. Segundo sua mãe, a menina deveria ter operado até no máximo dois anos de idade, o que não ocorreu, pois naquela época esse problema não tinha sido diagnosticado ainda. 

 

Diênifer possui muita falta de ar, não tem resistência física e sofre de desmaios. Daiana conta que devido sua filha passar mal na escola mais de uma vez, resolveu voltar a Porto Alegre, onde foi informada que somente com um transplante de coração e de pulmão haveria cura, pois pelo estágio da doença ser muito avançado, não há como fazer cateterismo, o que pode causar risco de morte, porém mesmo se conseguisse um doador a menina não teria condições de realizar o procedimento, por não ter condições de saúde, podendo vir a falecer. 

 

A médica que atendeu Diênifer, disse que infelizmente a menina têm apenas seis meses de vida, se não tomar o remédio que custa R$ 20 mil a caixa, e tem duração de apenas seis dias. Ou seja, a família precisa de cinco caixas deste remédio, por mês. O que daria a cada mês, R$ 100 mil, até algum dia ocorrer o transplante, pois apenas desta maneira, Diênifer não precisaria mais tomar este remédio. "Enquanto minha filha não fizer o transplante de coração e pulmão, ela precisa tomar esta medicação", desabafou. Daiana diz que sua filha além desta medicação, toma Viagra três vezes ao dia.

 

"Procuramos o Fórum e fomos informados que deveríamos contratar um advogado particular e entramos com uma ação para que o Estado dê o medicamento, só que até agora não recebemos a quantia nem para um mês de uso do remédio. Eles nos deram quatro caixas, em duas remessas de duas por vez. Na sexta-feira passada, me deram um documento para levar no Fórum, exigindo que o Estado dê o dinheiro", relatou Daiana.

A mãe ainda diz que o sentimento é o pior possível, pois a família se vê totalmente impotente, por não ter condições financeiras de pagar este remédio, sabendo que sua filha corre risco de vida e ninguém consegue resolver esta situação, mesmo com a ordem judicial em mãos. A menina já ficou sem a medicação, em outras vezes teve que fazer menos doses e com isso, sua pele fica muito roxa. O remédio é inalado por nebolizador portátil. 

 

Segundo a mãe, a jovem é evangélica e tem muita fé em Deus. Para ela, tudo vai dar certo. O otimismo predomina em Diênifer.

 

Para quem quiser ajudar a família, basta fazer um depósito em qualquer quantia na conta poupança na agência do Banrisul. Agência: 0120 – Conta poupança: 39.172223.0-2.

 

Reportagem: Elliézer Garcez
Por: Marcelo Brum – FENAJ 8202
Setor de jornalismo: [email protected]

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios