NOTÍCIAS

Dom Pedrito – PT rompe com o governo Lídio e Adriana

Depois de longas conversações internas, envolvendo Executiva e Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Dom Pedrito, finalmente o partido decidiu abandonar a coligação que sustenta a atual administração do município. Em reunião promovida pelo Diretório, na terça-feira passada (13), a proposição pelo rompimento foi vencedora por 12 votos a 4. Mas o fato só foi sacramentado em nota oficial, entregue ao prefeito nesta sexta-feira (16), onde é destacado que “(…) Depois de um processo interno de avaliação que durou cerca de cinco meses, consideramos inviável a permanência do PT de Dom Pedrito no Governo Municipal”. 

 

Concluímos pelo esgotamento da relação política com o PMDB, a partir de um balanço da incapacidade do governo Lídio Dalla Nora Bastos em construir uma nova perspectiva para o povo pedritense, na medida em que se tornou refém de interesses pessoais que promoveram um ambiente de desagregação e descontrole das ações do poder público, o que é percebido pelos munícipes em geral, hoje profundamente decepcionados, pois tinham a perspectiva de dias melhores, por que tal lhes havia sido prometido”.

 

Continua o documento: “Hoje vemos um governo retrógrado, fechado, avesso a críticas, que sucumbiu ao improviso e à má gestão dos recursos públicos e, por isso, incapaz de formulações políticas e administrativas que enfrentem os problemas do município; ao contrário, o governo, pela inabilidade e má gestão, tem se destacado em criar problemas”.

 

Destaca, também: “Depois de passar o 1º ano desdenhando das advertências acerca das possibilidades das finanças do município praticando gastos que poderiam e deveriam ser evitados, vem agora o governo eleger o funcionalismo culpado da sua incapacidade, penalizando os mais fracos, o que contradiz o discurso de que seria um ‘governo para as pessoas’”. Segue o texto: “A direção do PT tentou convencer o prefeito da necessidade de mudanças de rumo da administração, porém, não houve a receptividade que se esperava de quem tem a responsabilidade de liderar um governo, deixando muito claro que o seu compromisso é com algumas pessoas do PT e não com o partido.

 

Não fomos considerados, por isso optamos pelo rompimento, por que não pode o PT fazer parte de um governo com o qual não se identifica com suas ações; um governo que descumpre seus compromissos com os servidores e se prevalece com os mais humildes; que mantém os privilégios de alguns; um governo que já cometeu erros gravíssimos, comprometendo a sua probidade e a boa-fé da municipalidade, impondo prejuízos ao município, e pelo que se vislumbra continuará errando, porque despreza a verdadeira política e se submete a interesses pessoais”.

 

Finalmente, a Executiva Municipal do PT, que assina a nota, questiona: “Qual perspectiva pode ter o PT neste governo? Meramente ocupar cargos?”. E, sentencia: “Esse nunca foi o espírito que norteou a militância do PT e de seus verdadeiros dirigentes”. 

 

O PT de Dom Pedrito quer se reencontrar com sua militância, enfrentar os novos embates eleitorais que se aproximam, com a tranquilidade de poder olhar no rosto dos pedritenses, sem o constrangimento de ser co-partícipe de um governo com o qual nunca teve uma relação programática, que não dialoga e não cumpre acordos”.

 

Em recente pronunciamento, o gestor do município antecipou que, caso efetivamente o PT viesse a desembarcar do governo, deixaria os detentores petistas dos atuais CCs à vontade para continuarem em seus cargos. Como a legenda vai reagir para com seus filiados que optarem por permanecer na administração, mesmo que seu partido tenha rompido com a mesma, é algo que ainda será decidido no momento oportuno, conforme têm informado os líderes petistas.

 

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios