NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Expectativa pela audiência sobre o Piso Nacional do Magistério

O Magistério Público Municipal aguarda com grande expectativa a audiência de tentativa de conciliação entre as partes, marcada para esta quinta-feira (24), às 14h, na sala do Júri da Comarca, onde a parte ré é o município de Dom Pedrito e a parte autora é o Ministério Público, que move uma Ação Civil Pública visando o pagamento à categoria do Piso Nacional do Magistério. Na oportunidade, atuarão o juiz Alexandre Del Gaudio e, como representante do MP, o promotor de Justiça Rudimar Tonini Soares.

 

O evento é aberto ao público e, inclusive, o poder Judiciário chegou a emitir um ofício à imprensa local (de nº 140/2014), assinado pela juíza Gabriela Irigon Pereira, “como forma de levar ao conhecimento do professorado”. Porém, embora os professores possam se fazer presentes, não poderão se manifestar durante os trabalhos, segundo já foi apurado com o Juízo da 2ª Vara de Comarca de Dom Pedrito.

 

Sabe-se que os professores já solicitaram à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) alteração na sua jornada de trabalho, visando contarem com tempo livre para acompanharem a audiência. 

 

Duas sugestões foram apresentadas:  a primeira, que trabalhassem em sala de aula com os alunos, de forma direta, na quarta-feira anterior ao evento, suspendendo-se as reuniões pedagógicas que sempre ocorrem naquele dia da semana como forma de compensar as horas em que estariam no Fórum; a segunda, que na quinta-feira da audiência as aulas acontecessem apenas pela manhã, congregando os turnos da manhã e da tarde. 

 

A Smec, através da professora Ana Paula Bálsamo Corrêa, assessora da secretária Geruza e coordenadora de Educação Infantil, informou que a orientação às diretoras é no sentido de que se faça a recuperação dessas aulas de quinta-feira à tarde durante um sábado.

 

O magistério da rede municipal, que recebeu um abono na folha de pagamento de março passado, com recursos deixados em conta da Caixa Econômica Federal, pela administração passada, já havia antecipado que não deixaria de lutar pelo cumprimento do Piso Nacional da categoria.

 

Por: Silvio Bermann
Setor de jornalismo: portal@qwerty.com.br

?

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios