NOTÍCIAS

Dom Pedrito – Gerente da CEEE-D orienta a respeito das ligações de energia para ambulantes, durante o carnaval

O gerente da Companhia Estadual de Energia Elétrica – Distribuidora (CEEE-D), em Dom Pedrito, Lionso Furtado Ribeiro, informou ao portal Qwerty Notícias os procedimentos necessários para que os comerciantes de lanches e bebidas possam atuar dentro da legislação durante o período do carnaval que se aproxima (1º a 4 de março), bem como em qualquer outro evento público (desfiles, shows, etc). A preocupação é no sentido de que, em anos passados, já se constatou a instalação de trailers e similares que fizeram instalações irregulares de energia elétrica, conectando-se à rede da CEEE-D sem autorização, estendendo extensões e fios pela calçada e, assim, colocando em risco a população.

 

O procedimento correto, nesses casos, é o seguinte: em primeiro lugar, o comerciante deve comparecer à prefeitura e providenciar o alvará para exercer sua atividade. De posse desse documento, então, dirigir-se ao escritório local da Companhia, onde preencherá um formulário simplificado comunicando, além dos dados pessoais, a carga de energia que pretende utilizar (descrevendo, por exemplo, que fará uso de uma geladeira, dois freezers, uma TV, uma grelha, etc). Precisará, ainda, adquirir um poste dentro dos padrões exigidos pela CEEE-D, que poderá ser de madeira ou – o mais aconselhável – de metal, onde afixará uma caixa com o registro medidor. Dessa forma, trabalhará tranquilamente durante o evento e, ao final deste, desligará o disjuntor e informará à Companhia que está se retirando do local. Será, então, feita a leitura do registro e emitida a fatura para o pagamento da energia consumida.

 

“Ligações amadoras colocam a população em risco. Ainda, as residências dos arredores podem sofrer as conseqüências de uma sobrecarga de energia já que não houve a declaração de carga à CEEE-D. Além disso, simplesmente ‘puxar’ energia de nossa rede, sem a devida autorização, é crime, passível de multa e ação penal”, explica o gerente Lionso.

 

 

Por: Silvio Bermann
Setor de Jornalismo: portal@qwerty.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
×

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios